Empresa Júnior

Publicado: Sexta, 01 de Março de 2019, 14h58 | Última atualização em Sexta, 31 de Maio de 2019, 13h00 | Acessos: 975

Segundo a Lei Nº 13.267, de 6 de abril de 2016, "Art. 2º  Considera-se empresa júnior a entidade organizada nos termos desta Lei, sob a forma de associação civil gerida por estudantes matriculados em cursos de graduação de instituições de ensino superior, com o propósito de realizar projetos e serviços que contribuam para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos associados, capacitando-os para o mercado de trabalho". Portanto, o estabelecimento e desenvolvimento de Empresas Juniores é de fundamental importância para otimizar diversas atividades realizadas pela Universidade, dentro e fora do meio acadêmico.

No âmbito da UFRA, as Empresas Juniores têm suas atividades supervisionadas pela Divisão de Programas e Projetos da Pró-Reitoria de Extensão-DPP/PROEX. Cada EJ precisa ter um estatuto próprio, projeto e formulário de atualização cadastral, composição básica por discentes da Universidade e tutoria por Professores ou Técnicos-Administrativos de Nível Superior.

Atualmente, o Campus Capitão Poço possui uma única EJ, AgroFrut Jr, a qual engoba atividades pertinentes aos cinco cursos de graduação existentes no Campus: Agronomia, Engenharia Florestal, Ciências Biológicas, Sistemas de Informação e Licenciatura em Computação. A AgroFrut Jr possui como objetivos principais:

• Desenvolver profissionalmente as pessoas que compõem o quadro social por meio da vivência empresarial, realizando projetos e serviços nas áreas de Agronomia, Biologia, Engenharia Florestal, Licenciatura em Computação e Sistema de Informação;
  • Fomentar o empreendedorismo de seus associados;
  • Valorizar alunos e professores da UFRA no mercado de trabalho e no âmbito acadêmico;
  • Proporcionar aos membros efetivos e honorários a oportunidade de aplicar práticas dos conhecimentos obtidos durante a graduação, dando a eles uma visão profissional de empreendedorismo, através de serviços de alta qualidade;
  • Realizar estudos e elaborar soluções aos problemas diagnosticados nas diversas áreas de atuação do campus, utilizando-se de uma equipe multiprofissional e multidisciplinar na área em questão;
  • Promover cursos e ser interveniente logístico e/ou financeiro de atividades acadêmicas diversas dentro do campus (eventos, produção de alimentos, coleta seletiva, etc.).

Seguem abaixo os documentos pertinentes às atividades das EJs na UFRA:

-Formulário de Atualização Cadastral de Empresas Juniores

-Formulário de Projetos de Empresas Juniores