Página inicial > Últimas Notícias > Projeto Sala Verde Amanajé: Alunos da Escola Incentivo visitam o Campus

Projeto Sala Verde Amanajé: Alunos da Escola Incentivo visitam o Campus

• Publicado: Sexta, 28 de Setembro de 2018, 18h31
  • Última atualização em Quarta, 03 de Outubro de 2018, 17h38

Recebemos nesta segunda-feira, dia 24, os alunos da Escola Sistema de Ensino Incentivo de São Miguel do Guamá - PA. Na ocasião, os alunos conheceram o ambiente da Sala Verde Amanajé e participaram de diversas atividades, tais como:

• Breve palestra sobre Meio ambiente, Permacultura, Compostagem e Reciclagem.
  • Oficina sobre a reutilização de garrafas pet na construção de telhados e vasos.
  • Plantio de algumas culturas em hortas tradicionais e suspensas.

O contato direto dos alunos com o plantio foi um momento de descontração e aprendizado. Houve participação constante de todos os envolvidos, mostrando o quão importante o espaço é para a sociedade.

Após as atividades realizadas, os alunos fizeram um “tour” pela UFRAmomento em que conheceram laboratórios e outros setores da universidade.

No Laboratório de Estudos Ambientais (LEA), a vice-diretora do campus, Profa. Dra. Thaisa Pegoraro, abordou sobre os cursos oferecidos na instituição, bem como os meios de ingresso e programas de auxílio financeiro e de incentivo a pesquisa e extensão.

O uso do Kahoot como estratégia de ensino para nativos digitais

A última atividade que inclui o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação foi uma novidade apresentada ao projeto Sala Verde. A proposta apresentada envolve o uso do Kahoot como estratégia de ensino para nativos digitais.

O Kahoot, também disponível para celular, é uma plataforma de aprendizagem baseada em jogos que pode ser usado em ambientes de educação formal, informal ou não-formal, permitindo que o usuário elabore questionários (Quiz) interativos e aplique aos participantes. Vale notar que os resultados apresentados ao final de cada jogo permitem também a avaliação da aprendizagem.

O Quiz elaborado pela equipe do projeto continha 7 perguntas com até 4 alternativas relacionadas as atividades realizadas durante a visita e possuía tempo mínimo de 30 segundos para a resposta.

O envolvimento dos alunos foi total e empolgante, nos mostrando a importância de inovar em nossos métodos de ensino.

Destarte, compreendemos que a inserção de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) em ambientes educacionais inovam e possibilitam a mudança e/ou transformações nas práticas pedagógicas tradicionalistas que não se adequam mais a sociedade atual.

registrado em: