Página inicial > Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes

Publicado: Segunda, 06 de Agosto de 2018, 17h53 | Última atualização em Quinta, 06 de Junho de 2019, 22h10 | Acessos: 1164

CADASTRO DE AÇÕES DE EXTENSÃO NA PROEX-PERGUNTAS E RESPOSTAS

1) Qual a carga horária máxima permitida para dedicação a Projetos de Extensão?

R= Não existe carga horária máxima. Apenas carga horária mínima, que é de 4 horas semanais.

2) Em que momento devo fazer o Edital de Seleção de Estágio/Treinamento de Extensão?

R= O edital deve ser realizado apenas após a efetivação do cadastro do projeto junto à PROEX.

3) Quem pode coordenar um Projeto de Extensão?

R= Docentes ou Técnicos-Administrativos de Nível Superior da UFRA.

4) Quem pode participar de um Projeto de Extensão?

R= Servidores (Docentes e Técnicos de qualquer nível), alunos, membros da comunidade externa e membros de outras instituições (desde que apresentado o documento de autorização e liberação deste membro por parte de sua instituição de origem).

5) Posso colocar qualquer período de início para a execução do Projeto?

R= Não há um período de início que seja pré-estabelecido pela PROEX. O recomendado, porém, é que se tenha o cuidado de colocar o início do projeto como sendo após ocorrida toda a tramitação e efetivação do cadastro. Recomenda-se que você coloque no cronograma um início de pelo menos 2 meses após o dia em que você protocolar o projeto no Setor de Protocolo da Gerência Acadêmica.

6) Se meu Projeto de Extensão consistir apenas em um evento que ocorrerá uma única vez no ano, como poderei garantir 4 horas semanais e uma continuidade do Projeto ao longo do ano?

R= Se o evento for a única atividade prevista para o que você pretende cadastrar, então você não deve cadastrá-lo como Projeto de Extensão (o qual deve obrigatoriamente ter uma continuidade ao longo do ano) e sim como Evento de Extensão.

7) Caso eu deseje promover um Curso de Extensão, qual a carga horária mínima que devo seguir?

R= Existem várias modalidades de cursos de extensão e a carga horária varia de acordo com cada modalidade: cursos de divulgação-15 horas/aula; cursos de atualização-30 horas/aula; cursos de capacitação de caráter extensionista-60 horas/aula; e cursos de qualificação profissional-entre 40 e 60 horas/aula.

8) A quem devo encaminhar meu formulário com a proposta de meu Projeto de Extensão

R= Você deve encaminhar ao Setor de Extensão do Campus, o qual por sua vez encaminhará à Coordenação do Curso em que se insere a área temática do Projeto. A Coordenação então encaminhará ao Colegiado do Curso para apreciação e aprovação.

9) Se meu Projeto de Extensão tiver áreas temáticas pertencentes a mais de um curso de graduação, em qual colegiado de curso ele deverá ser submetido à aprovação?

R= Neste caso, considerar-se-á o curso de graduação ao qual o coordenador do Projeto está vinculado.

10) Qual a diferença entre Programa e Projeto de Extensão?

R= Um Projeto de Extensão consiste em uma ação de extensão como resposta a uma demanda da sociedade, com atividades contínuas ao longo de seu tempo de execução. Ele consiste, portanto, em uma única modalidade de ação de extensão. O Programa de Extensão, por sua vez, consiste em um conjunto de, pelo menos, 3 ações de extensão, podendo as mesmas ser de quaisquer modalidades (Ex.: 3 projetos de extensão; 1 projeto e 2 eventos; 2 projetos e 1 curso, etc). Vale ressaltar que cada ação de extensão deve estar devidamente cadastrada na PROEX, para vinculação a um Programa de Extensão que também terá seu cadastro oficializado.